top of page
Foto do escritorAraujo Advogados

.


Tempo de serviço militar conta para carência no INSS?


Muitas pessoas têm dúvidas sobre como contar o tempo de serviço militar para fins previdenciários.


Afinal, o tempo de serviço militar conta para a carência no INSS?


A resposta é sim, mas é necessário atender a alguns requisitos para que o período seja considerado na contagem da carência.


Para que o tempo de serviço militar seja contabilizado como carência no INSS, é necessário que o militar tenha contribuído para a Previdência Social durante o período em que esteve servindo. Caso contrário, o período não será considerado para fins previdenciários.

Outro ponto importante é que o tempo de serviço militar não é considerado como tempo de contribuição para a aposentadoria. Ou seja, não é possível se aposentar apenas com o tempo de serviço militar. No entanto, o período pode ser somado ao tempo de contribuição para alcançar a carência necessária para a concessão de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, por exemplo.


Para comprovar o tempo de serviço militar, é necessário apresentar alguns documentos ao INSS, como a Certidão de Tempo de Serviço Militar, que pode ser obtida junto ao órgão militar onde o serviço foi prestado. Além disso, é preciso apresentar documentos que comprovem o período de contribuição para o INSS durante o tempo em que o militar esteve servindo.


Vale lembrar que, mesmo que o tempo de serviço militar seja contabilizado para a carência no INSS, é importante verificar se você tem tempo de contribuição suficiente para a aposentadoria.


A carência é apenas um dos requisitos para a concessão dos benefícios previdenciários, sendo necessário também cumprir outros requisitos, como o tempo mínimo de contribuição e a idade mínima, dependendo do tipo de aposentadoria desejada.


Portanto, se você é militar ou conhece alguém que prestou serviço militar e tem dúvidas sobre como contar esse tempo para a carência no INSS, é importante procurar um especialista em direito previdenciário para obter orientações específicas sobre o seu caso.


Assim, é possível garantir que seus direitos sejam respeitados e que você possa usufruir dos benefícios previdenciários a que tem direito.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page